Fale como se estivesse conversando com um amigo

Essa dica é uma das que mais funciona! Quando a gente conversa com um amigo, a gente sempre fica à vontade? Então quando for gravar imagine que está conversando com um amigo.

 

Faça um roteiro do que vai falar no vídeo

Antes de ligar a câmera, pegue um papel e anote nele tudo sobre o seu vídeo, qual o assunto principal, sobre o que você tem que falar, coisas que você não pode esquecer de citar, enfim… Faça um roteiro mesmo! Não tô falando pra você escrever tudo, decorar e depois falar, NÃO, nada disso! Por favor, não decore nada! Só tô falando pra você anotar a base do vídeo no seu papel por que não tem pior do que esses dois tipos de vídeo: aqueles que são decorados, que a gente vê que a pessoa ficou lendo horas e horas até mentalizar aquilo, e aqueles que são “sem pé nem cabeça”, que não foram planejados e tal.

 

Não leve tão a sério

Quando uma pessoa abre um vídeo no Youtube ela quer se divertir e tirar alguma coisa boa daquele vídeo. E não tem coisa mais chata do que você assistir um vídeo em que a pessoa fica o tempo todo de cara fechada, que quase não olha pra câmera, que é curto e grosso. A dica é: não leve tão a sério. Você vai gravar um vídeo? Beleza, vai lá! Esqueça o mal humor e todos os problemas da sua rotina por que as pessoas não tem nada a ver com isso!

 

A iluminação

Se você não tem equipamentos de iluminação, tente gravar durante o dia.

Caso dependa da luz solar, tenha em mente que a iluminação do ambiente pode mudar bastante se a sua gravação for muito demorada.

A luz não deve apontar para a câmera, e sim para o que você deseja filmar.

Luzes de led não fazem milagres, mas podem ajudar um pouco caso o quarto não seja muito bem iluminado

 

Use um tripé

Use um tripé sempre que possível. Imagens balançando de um lado para o outro ou tremendo, não agradam a ninguém. Na falta de um tripé, apóie a câmera em alguma base firme ou segure firmemente a câmera.

Para segurar uma câmera de vídeo corretamente, segure a câmera com as duas mãos e com os cotovelos o mais próximo do tronco possível. Isso dará uma maior estabilidade e facilitará mexer no anel de foco.

 

Outras dicas

Um dos erros comuns em gravações amadoras é caminhar com a câmera ligada registrando as imagens. Profissionais treinados e com equipamentos corretos conseguem fazer isso, mas sem treino e técnica o movimento resulta em algo cansativo e muito ruim de ser visto na tela.

 

Se você está gravando o seu vídeo com uma máquina fotográfica digital, jamais vire-a na vertical como se faz para tirar um retrato, se fizer isso seu vídeo ficará “de lado” e será necessário corrigi-lo na edição, o que causará o corte da imagem.

Sempre comece a gravar um pouco antes e grave um pouco depois da cena que realmente quer, isso dará espaço para cortes no momento da edição.

Lembre-se também de observar o fundo, o que está atrás de uma pessoa. Estamos falando aqui não só de erros clássicos, como o poste “saindo” da cabeça da pessoa, como de fundos que distraiam muito o expectador desviando sua atenção, fundos que não combinem harmonicamente com o primeiro plano e fundos muito claros em relação ao rosto da pessoa. Se estiver gravando seu vídeo para web, redobre o cuidado com o fundo. Dê preferência para fundos estáticos e com somente uma cor. Com isso, você dará mais destaque ao assunto principal. Um fundo sem grandes variações ajuda a criar um arquivo menor e mais fácil para transmitir.

Falando em enquadramento, um erro comum entre amadores é posicionar o principal elemento da imagem sempre no centro da tela. Esse enquadramento pode ser útil em algumas cenas, mas não é o mais interessante.

Leve a questão da regra dos terços a sério. A imagem é dividida mentalmente em 9 pedaços iguais, com 2 linhas horizontais e 2 linhas verticais que lembram o jogo-da-velha. Em qualquer enquadramento que inclua o rosto de uma pessoa, a melhor posição para se colocar os olhos da mesma é sobre a linha horizontal superior, em uma das 2 intersecções com as linhas verticais. Isso garante espaço suficiente no enquadramento para a parte do rosto acima dos olhos, transmitindo mais harmonia na composição.

A regra dos terços deve sempre ser lembrada e utilizada. Usar os cruzamentos das linhas para posicionar os elementos de interesse sempre trará uma composição mais equilibrada ao seu vídeo.

CURSO DESAFIANDO LIMITES